Educação Financeira

Investimentos Inteligentes 006 - A riqueza segundo Naval Ravikanti

Kaio Serrate
Escrito por Kaio Serrate em 31 de julho de 2022
Investimentos Inteligentes 006 - A riqueza segundo Naval Ravikanti
Quero aprender mais

Assine nossa lista e receba conteúdos exclusivos

Já faz mais de meia década que a turma do Vale do Silício não me empolga. Meus objetivos mudaram, eu mudei e, por que não dizer, os empreendedores do Vale do Silício mudaram. Uma das honrosas exceções, cuja trajetória ainda acompanho, atende pelo nome de Naval Ravikanti.

Naval nasceu em uma família pobre na Índia e emigrou para os EUA ainda na infância. Sem muitos amigos no novo país, passava os dias na biblioteca. Por conta disso, conseguiu acessar boas escolas e faculdades. Formou-se em ciências da computação e economia. Mais tarde, tornou-se um empreendedor e um investidor em série. Dentre as empresas que fundou estão a Angellist, a Vast.com e a Epinions. É investidor da Uber, do Twitter, da Open DNS, dentre outras.

Sua trajetória empresarial é impressionante, mas o que eu admiro mesmo é a sua personalidade filosófica e sua ética de trabalho, bem diferente de outros ícones do Vale do Silício. Naval é um empresário introspectivo, que, muito além do dinheiro, cultiva uma vida intelectual. Gosto especialmente da importância que dá aos princípios básicos dos temas aos quais se dedica. Os fundamentos são muito importantes, sempre diz.

O empresário compartilha suas reflexões e aprendizados há anos nas mídias sociais. Há um farto material em seus perfis e em suas longas entrevistas para alguns podcasts gringos.

Considero sua famosa thread sobre riqueza, que já inspirou até livro, uma boa porta de entrada para as ideias Naval.

Ele é um mestre na arte de condensar o fino de sua personalidade em poucos tuítes. Segundo o próprio empresário, os aforismos da thread “produtize você mesmo” são os princípios que orientaram sua carreira desde a adolescência.

Não foi uma tarefa fácil, mas separei doze desses aforismos para incluir neste artigo. Boas-vindas ao mundo de Naval Ravikanti:

1) Busque riqueza, não dinheiro ou status. Riqueza é ter ativos que rendem enquanto você dorme. Dinheiro representa a forma como transferimos tempo e riqueza. Status é o lugar que você ocupa na hierarquia social.

2) Você não vai ficar rico alugando seu tempo, como assalariado. É preciso ter uma participação societária – uma parte de um negócio – para obter a liberdade financeira.

3) Participe de ações reiteradas. Todos os retornos na vida, seja em riqueza, relacionamentos ou conhecimento, provém de juros compostos.

4) Arme-se de conhecimento específico, responsabilidade e alavancagem.

5) Conhecimento específico é aquele para o qual não se pode ser treinado. Se a sociedade pode treinar você, pode fazer o mesmo com outra pessoa e substituí-lo.

6) Fortunas exigem alavancagem. A alavancagem dos negócios provém de capital, pessoas e produtos sem custo marginal de replicação (programação e mídia).

7) Programação e mídia são alavancagens que não exigem permissão. São a alavancagem que está por trás dos novos-ricos. Você pode criar software e mídia que façam o trabalho enquanto você dorme.

8) Se você não sabe programar, escreva livros e poste em blogs, grave vídeos e podcasts.

9) Não existe nenhuma habilidade chamada “negócios”. Evite revistas e aulas de negócios.

10) Estude microeconomia, teoria dos jogos, psicologia, persuasão, ética, matemática e computação.

11) Ponha conhecimentos específicos em prática, empenhando sua alavancagem, e vai acabar conseguindo o que merece.

12) Quando finalmente estiver rico, você vai perceber que, na verdade, nem era isso que você estava buscando. Mas isso é assunto para outro dia.

Resumo: produtize a si mesmo.

Não sei nada sobre a vida pessoal de Naval Ravikanti nem se ele é um sujeito legal fora da internet, mas há anos leio seus posts e eles continuam gerando valor para mim.

Recomendo fortemente que você salve esse artigo para refletir mais de uma vez sobre cada ponto. Se fizer isso, perceberá a cada nova leitura que esses breves conceitos não são palavras ao vento e podem fazer muito por sua carreira.

Oi,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

One Reply to “Investimentos Inteligentes 006 – A riqueza segundo Naval Ravikanti”

A riqueza segundo Naval Ravikanti – Kaio Serrate

[…] Educação Financeira […]

Os comentários estão desativados para esta publicação.