Notícias

Criação de 277 mil novos postos de trabalho no mês de maio reforça tendência positiva em 2022

Kaio Serrate
Escrito por Kaio Serrate em 29 de junho de 2022
Criação de 277 mil novos postos de trabalho no mês de maio reforça tendência positiva em 2022
Quero aprender mais

Assine nossa lista e receba conteúdos exclusivos

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) é a estatística oficial sobre a geração de empregos no país apresentada mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Os dados do mês de maio, divulgados na última segunda, informam a criação de 277.018 vagas de emprego com carteira assinada no mês.

De janeiro a maio, todos os meses foram de saldos positivos e, no acumulado, o número chegou a 1,05 milhão.

O setor de serviços foi o que mais gerou novas vagas, com saldo positivo de 658,1 mil empregos. Em seguida, vem a indústria, com 174,8 mil e a construção civil, com 155,5 mil novas vagas. Agricultura com 49,2 mil e comércio, com 13,9 mil, completam a lista.

Todas as regiões e estados do país registraram criação de vagas no mês de maio. São Paulo (85,7 mil novos empregos), Minas Gerais (30 mil) e Rio de Janeiro (20,2 mil) lideraram os saldos. Os estados com menor geração de novas vagas de emprego foram o Amapá, com apenas 334 postos de trabalho; Roraima, com 494 e Sergipe, com 855 vagas.

A maior parte dos países vem lidando com a ressaca econômica (inflação e recessão) causada pela pandemia. Diante do contexto adverso, quaisquer dados econômicos positivos renovam a esperança de uma recuperação efetiva das atividades empresariais e dos mercados.