Liderança

As três dimensões do desempenho profissional

Kaio Serrate
Escrito por Kaio Serrate em 5 de outubro de 2023
As três dimensões do desempenho profissional
Quero aprender mais

Assine nossa lista e receba conteúdos exclusivos

Ter um bom planejamento de carreira e ser capaz de executá-lo com visão de longo prazo é fundamental para atingir um alto desempenho.

Mas você sabe quais são as três dimensões do desempenho profissional?

O desempenho profissional costuma estar ligado a três grandes fatores, integrados entre si em diferentes proporções de acordo com cada indivíduo.

1º – Quanto você trabalha? Um pianista que estuda 8 horas por dia tende a atingir um nível técnico maior do que outro que estuda apenas 3 horas por dia. Um empreendedor que dedica 12 horas aos seus negócios tende a ter mais resultados que alguém que empreende em meio período.

2º – Qual a qualidade das suas entregas? Não adianta ser aquilo que chamo de “ocupado improdutivo”. Dedicar todas as horas do dia ao trabalho sem entregar resultados relevantes é um esforço pouco inteligente. Quanto você tem se atualizado e melhorado tecnicamente na sua profissão? A relação entre o trabalho e as demais áreas da vida (família, saúde, espiritualidade e comunidade) está equilibrada? Você se alimenta bem e pratica alguma atividade física com regularidade?

Todos esses fatores influenciam na qualidade dos resultados que você é capaz de entregar. Não adianta trabalhar muito se você não trabalhar bem.

3º –  Como andam as suas relações? Nenhum ser humano é uma ilha, é preciso cultivar boas relações com chefes, clientes e parceiros estratégicos. Você pode ser um exímio cumpridor de tarefas, mas não chegará muito longe sem outras pessoas que compartilhem contigo a jornada.

A combinação desses fatores é uma equação pessoal e intransferível. Um profissional com  décadas de experiência e que trabalhe com afinco tende a ter um desempenho melhor do que aquele que também é esforçado, porém acabou de ingressar na empresa.  Alguém com uma formação sólida tende a ter mais repertório do que alguém que estudou pouco.

Resumindo: você precisa se esforçar, você precisa ser eficaz naquilo que você faz, você precisa ser alguém com quem as pessoas queiram trabalhar e fazer negócios.

Como você vem cuidando dessas três dimensões? Você tem consciência do seu desempenho atual? Acima de tudo, você tem um plano de desenvolvimento individual?